A paciente permanecerá internada por 12 hs, podendo receber alta até com 4 hs de pós operatório. Ao acordar da anestesia, a paciente estará enfaixada e com drenos que serão retirados antes de sair do hospital. É importante que alguém busque a paciente no hospital e lhe dê apoio em casa, no período pós-cirurgico de duas semanas a um mês.
O curativo será feito no ato operatório, e será trocado com 24 hs, sendo substituído por soutien elástico (soutien especial de sustentação). Ao 3o dia P.O. a paciente retorna para revisão do curativo, e ao 7o dia P.O. inicia-se a retirada dos pontos que se estenderá até o 21º dia P.O.
Até o 30º dia, o corte apresenta bom aspecto, podendo ocorrer discreta reação aos pontos ou aos curativos.
O micropore deverá cobrir a cicatriz por 45 a 60 dias, sendo trocado semanalmente. Posteriormente a cicatriz deve ser massageada com creme hidratante, contractubex ou creme com corticóide diariamente (conforme a indicação). O uso prolongado de micropore sobre a cicatriz cirúrgica, tem como intenção imobilizar a cicatriz e evitar seu alargamento.
O banho de chuveiro é permitido após 24 hs da alta hospitalar, não sendo necessário trocar os micropores, apenas secá-los bem.
Devido à presença de edema (inchaço) pós-cirurgico no período imediato à cirurgia, é comum observarem-se alteração na consistência e forma da mama.Uma mamoplastia de evolução normal não deve apresentar dor excessiva e para isso é importante que a paciente obedeça às instruções médicas.
Nas primeiras menstruações seguidas à cirurgia, é frequente a experiência de seios mais aumentados e doloridos que o normal, porém com o passar dos meses essas sensações irão diminuir, assim como desaparecerá a sensação de pequenas agulhadas.
Orientações
- Observar repouso relativo nos primeiros 5 dias;
- Não elevar os braços por 30 dias;
- Não dirigir por 30 dias;
- Usar o soutien elástico por pelo menos 90 dias, sendo ideal completar 180 dias;
- Banho de sol, somente após 30 dias e com o uso de filtro solar com FPS > 20. A exposição direta da cicatriz ao sol (Top Less), somente após 1 ano da cirurgia;
- Voltar ao consultório para a troca de curativos e controle pós-operatório nos dias e horários marcados;
- Obedecer rigorosamente à prescrição/orientação médica.
Exercícios e Atividade Sexual
- Não fazer esforços físicos por 30 dias. Após este período, pode-se iniciar caminhadas diárias, em horário onde o sol seja brando. Ginástica, andar de bicicleta, musculação ou natação somente devem ser realizadas após 90 dias da operação. Devido ao fato de estar se sentindo bem, a paciente às vezes, pode esquecer-se de que foi operada recentemente, permitindo-se esforços prematuros que poderão trazer prejuízos;
- Atividade sexual após 3 a 4 semanas;